Você já ouviu falar ou sabe o que é Lipedema ?

Lipedema, também conhecido como Síndrome da Gordura Dolorosa, é uma doença inflamatória e progressiva do tecido adiposo, de acometimento bilateral, no qual a gordura tende a se acumular de forma desproporcional em membros inferiores como coxas, pernas, quadril e com menor frequência, nos braços, sendo essa gordura resistente a dietas e exercícios físicos.

Foi identificado pela primeira vez em 1940 pelos Drs. Edgar Allen e Edgar Hines na Clínica Mayo.

Uma das causas do lipedema é a predisposição genética.

Embora acometa 11% das mulheres e já esteja incluído como doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde), por ser uma doença ainda pouco conhecida, o lipedema muitas vezes não é diagnosticado!

Raros são os casos em que os homens são afetados pela doença, mas existem.

Muitas mulheres não imaginam que tem o problema e isso acontece porque o lipedema é facilmente confundido com outras doenças e com sintomas semelhantes, como obesidade, gordura localizada, celulite e linfedema, sendo, portanto, subdiagnosticado.

O início ou a piora dos sintomas do lipedema se relacionam a períodos de grandes alterações hormonais como puberdade, gestação, menopausa ou em outros períodos de flutuações hormonais, o que sugere um efeito hormonal.

Graus de Lipedema
Pernas com lipedema

Os principais sintomas são: corpo desproporcional entre tronco e membros inferiores (cintura fina e pernas grossas), inchaço e dor nas pernas, hematomas frequentes (sem causa aparente), muita celulite, sensação de peso nas pernas, cãimbras, vasinhos, pés frios, dentre outros.

O cuidado nutricional é um dos pilares centrais no tratamento do Lipedema pois, a alimentação, é um dos fatores mais importantes no tratamento da patologia, por esta se tratar de uma inflamação crônica de baixo grau.

A nutrição contribui positivamente na saúde da mulher com lipedema, pois interfere na melhora dos seus sintomas e da sua qualidade de vida.

Lipedema não tem cura, mas tem tratamento e este, começa pela informação e pelo diagnóstico correto!

Como nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta e diagnosticada com lipedema, eu posso lhe ajudar na sua jornada em busca da melhora do seu lipedema!

Após receber meu diagnóstico de lipedema, em 2019, estudei muito o tema, fiz cursos sobre o assunto e atualmente ajudo mulheres a resgatarem a sua saúde, a sua auto-estima e a sua qualidade de vida tratando o Lipedema através da Nutrição Funcional e da Fitoterapia.

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.